cascais gastronomica

Como organizar um festival ?

Como organizar um festival ?Como organizar um festival ?
Organizado para fins caritativos ou simplesmente para dar a conhecer a sua lei de associação 1901, o festival é um evento que quer ser amigável e festivo, mas também informativo. No entanto, organizar um festival não é uma tarefa fácil. Na verdade, é necessário seguir vários passos essenciais para a sua organização : escolha de lugar, comunicação, bilhética, definição do orçamento, busca de financiamento… além disso, é necessário respeitar um certo número de obrigações jurídicas, como a subscrição de um seguro ou o cumprimento de uma formalidade declarativa à autoridade competente. A isto deve-se acrescentar a gestão dos Membros e voluntários da associação antes e durante o evento. Para garantir o sucesso do seu festival, tenha estes pontos em conta durante os seus preparativos.

Os diferentes passos a seguir para a organização de um festival

Como em qualquer evento de associação (concerto, show, torneio esportivo,…), a organização de um festival também deve passar por várias etapas importantes. Descobre quais.

Os diferentes passos a seguir para a organização de um festival

Definir o tema do festival…

Antes de organizar um festival, é essencial determinar o tema em que este evento associativo será baseado. Isto permitir-lhe-á envolver outras pessoas e possivelmente outras associações e instituições no seu projecto. Escusado será dizer que o tema depende sobretudo das suas expectativas e dos objectivos do evento. A duração, bem como o(s) Domínio (s) que irá cobrir também pode ajudá-lo a definir o tema. Festival de música, dança, cinema, teatro … não faltam ideias. O tema também pode definir o nome do festival.

Note-se que o nome deste evento cultural pode muito bem ser protegido através de um pedido de marca ao INPI.

… e a sua moldura

Quanto ao cenário em que o festival será realizado, não é apropriado escolhê-lo aleatoriamente. Deve responder eficazmente às facilidades necessárias para o evento. Da mesma forma, a capacidade do local deve ser proporcional ao número de espectadores do festival esperado. Quer seja um quarto ou um espaço ao ar livre. Em qualquer caso, consoante o local escolhido, certos procedimentos administrativos podem ser obrigatórios. Isto é particularmente verdade no domínio público e na via pública.

Seleccionar e contactar as partes interessadas

Para a escolha de palestrantes (artistas, especialistas, etc.), você só tem que se basear no tema para o qual você optou rio acima. Portanto, se você está considerando contratar artistas pagos, é altamente aconselhável confiar em atores bem conhecidos. Caso contrário, envolver artistas amadores pode ser uma alternativa interessante, especialmente para os pequenos orçamentos. Especialmente porque esta é uma prática bastante comum no contexto de festivais de estudantes.

Seleccionar e contactar as partes interessadas

Cuidado ! Se você fez contato com artistas pagos, não se esqueça de entrar em um contrato de compromisso com eles.

Estabelecer a programação

A programação é certamente o fio condutor que irá garantir o bom funcionamento do festival. Um programa bem elaborado certamente contribuirá para o sucesso deste evento. É claro que deve ter em conta as limitações técnicas e as taxas dos artistas (se pagas). Mas também as decisões tomadas inicialmente com as partes interessadas ao assinar o contrato.


Add Your Comment

* Indicates Required Field

Your email address will not be published.

*