Alexandre Silva

  • Chef Executivo

Biografia

Alexandre Silva é uma força criativa da natureza. Os portugueses conhecem-no do programa ”Top Chef”, da RTP1, que venceu em 2012, e desde então têm acompanhado e acarinhado o seu trabalho como cozinheiro.

Formado em Cozinha/Pastelaria e Gestão de F&B na EHT de Lisboa e em Gastronomia Molecular no Instituto Superior de Agronomia, todos lhe reconhecem o carisma e a ousadia.  Foi no restaurante Bocca, onde esteve de 2007 a 2012, que começou a mostrar o seu talento e ideias originais e inovadoras face ao panorama gastronómico de então.

Paralelamente, fundou o projeto “4th Floor – Cozinha Experimental”, uma plataforma à procura de respostas no que respeita à gastronomia portuguesa, produtores, produtos, técnicas e criatividade. O mesmo espírito inquieto leva-o para o Alentejo, para inaugurar o Alentejo Marmóris Hotel & Spa como Chef Executivo. Ali, teve liberdade criativa total e a possibilidade de contactar diretamente com os produtores, de trabalhar no terreno, conhecer novos produtos, experimentá-los. Foi uma experiência ímpar, que consolidou a sua forma de pensar a gastronomia.

Regressa a Lisboa para ser Chef Executivo da Bica do Sapato e logo depois abre o seu primeiro negócio, o espaço Alexandre Silva no Mercado, no Mercado da Ribeira. Daqui para o LOCO, o sonho antigo que ganhou vida própria, foi um passo natural.