Henrique Sá Pessoa

  • Chef Executivo

Biografia

Henrique Sá Pessoa nasceu em 1976, em Oeiras. Foi num projecto de intercâmbio nos EUA que descobriu o gosto pela culinária, enquanto assistia a uma palestra sobre o Institut Cordon Bleu, uma conceituada escola de gastronomia, hotelaria e gestão,  onde mãos tarde acabaria por estudar.

Até 1999 viveu em Londres e trabalhou no Park Lane Hotel. Em 2010 mudou-se para Sidney, na Austrália, para trabalhar no Hotel Sheraton on the Park, durante os Jogos Olímpicos de 2000.

Passados dois anos, regressou a Portugal para integrar a equipa do Lapa Palace, da cadeia Orient Express. De seguida, no Restaurante Xarope, em Cascais, assumiu pela primeira vez a função de Chef, função que também exerceu no restaurante La Villa, no Estoril, e no Bairro Alto Hotel, em Lisboa. Ocupou ainda o cargo de Cozinheiro de Primeira no Hotel da Lapa, em Lisboa, e foi Chef no Sheraton Lisboa Hotel Spa.

Em 2005 recebeu a distinção de «Chef Cozinheiro do Ano», o mais prestigiante concurso de cozinha em Portugal e em 2007 foi galardoado com a Taça Horexpo, ano que ficou marcado pela publicação do seu primeiro livro, Entre Pratos, com todas as receitas da primeira série do seu programa televisivo, exibido na RTP2. Regressou à edição, em 2008, com Legumes sem Desculpas e venceu o Prémio Chef do Ano da Academia da Gastronomia Portuguesa.

Em 2009 realiza o seu maior sonho, abrindo ao público o seu primeiro restaurante, Alma, vencedor do Prémio do Restaurante do Ano da Revista de Vinhos. Em 2013, abre o restaurante Cais da Pedra, também em Lisboa.

Ingrediente Secreto, o seu programa televisivo, revelou-se um verdadeiro êxito, contando já com quatro temporadas e três livros publicados.

Henrique é um dos chefs mais mediáticos da nossa praça, em grande parte graças aos seus pratos de raízes portuguesas com nuances de alta cozinha internacional, que já convenceram todos os críticos gastronómicos do país.