Ricardo Costa

  • Chef Executivo

Biografia

Ricardo Costa, natural de Aveiro, é o convidado do segundo dia do evento. Ricardo é Chef Executivo do The Yeatman desde a abertura do hotel em 2010 e foi sob a sua liderança que o restaurante alcançou a prestigiante Estrela Michelin um ano depois.

Entusiasta da gastronomia portuguesa, a sua cozinha partilha a filosofia do hotel: dar a conhecer o melhor do país, os produtos locais e as receitas tradicionais, sempre com uma abordagem contemporânea e técnicas inovadoras.

Formado na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, conta com uma vasta experiência em hotéis e restaurantes em Portugal Continental, Madeira, Espanha e Inglaterra. Exerceu a função de Chef de Partida no Restaurante El Girasol com o Chef Joachim Koerper. Mais tarde, foi Subchefe no Sheraton Porto Hotel & Spa com o Chef Executivo Jerónimo Ferreira. Foi ainda Chef de Cozinha no Restaurante The Portal, em Londres. Em 2007, assume a função de Chef Executivo no Restaurante Largo do Paço, no hotel Casa da Calçada em Amarante, tendo conquistado uma Estrela Michelin em 2009 e 2010.

Enquanto Chef Executivo do The Yeatman, Ricardo Costa está responsável pela gastronomia do hotel e do restaurante gastronómico, premiado com Estrela Michelin desde 2011. Foi galardoado com a segunda Estrela Michelin pelo Guia Michelin 2017. Sob a sua liderança, o restaurante do The Yeatman tem sido reconhecido com várias distinções: Boa Cama Boa Mesa, Garfo de Ouro – 2011, 2013, 2014, 2015, Boa Cama Boa Mesa Garfo de Platina – 2012 e Condé Nast Johansens, Best Dining Experience Europe & Mediterranean – 2015.

A título individual, tem sido distinguido com importantes prémios como “Chef do Ano” (2009), pela conceituada revista portuguesa Wine, “Chefe de l’Avenir” (2012) pela Academia Internacional de Gastronomia, “Melhor Cozinheiro de Portugal” (2013), nos prémios Arco Atlântico Gastro, em Espanha. Foi membro do júri do programa Top Chef em Portugal, em 2012.